quinta-feira, 22 de março de 2012

Track Day no Autódromo

Matei a vontade de dirigir no autódromo. Escolhi o Opala 4cc pois é o mais fácil de conseguir lataria e parachoques, se recebesse algum toque...

Fui ultrapassado na reta oposta pelo Piquet, numa Ferrari 599, quando ele estava no encalço de um Porsche novo. Quem dera alguém tivesse tirado essa foto, com o Opala na frente deles... seria interessantíssimo.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dirigi o Impala pela primeira vez!

Ontem movimentei o Impala 1961, 888 dias após tê-lo comprado.

Sentei-me em banco velho de Opala, recém-fixado ao assoalho nu com um só parafuso e perto demais do volante para um pernalta como eu, e liguei o velho e bom seis cilindros, de quase 3900 cm3.

Chovia moderadamente.

O carro tremia, sem seu vidro traseiro, retirado para que o habilidoso lanterneiro Eurípedes ajustasse o último friso faltante, que está fabricando.

Refleti se deveria tomar essa chuva ... não eu, mas o velho Chevrolet!

Nino, o mecânico, me encorajou: - Não perca essa oportunidade!

Engrenei a ré, usando o câmbio de três marchas na coluna, e saí do galpão de restauração do VCC-Brasília.

Arranhei o câmbio ao passar a segunda...

Nas amplas instalações do clube, passeei – engrenei terceira, subi, desci, voltei para segunda, primeira, novamente segunda, terceira...essas coisas que todos fazem sem pensar ao dirigir, mas que fiz com cuidado e me deram grande satisfação.

Freei forte, fiz cantar pneu, passei rápido pelo quebra-molas – e a tampa do porta-malas, sem chave, abriu e bateu!

Não tem, ainda, limpador de pára-brisas – o vidro ficou cheio de água.

Após manobrar e dar uma ré, voltei a tentar engrenar marcha e... encavalou o câmbio! Não saía mais do lugar. Felizmente, entrou alguma marcha e pude reabrigar o ex-imóvel, agora automóvel.

Divido essa alegria!

Mas confesso uma mentirinha: foram 887 dias somente... eu devia ter deixado a volta para hoje.